segunda-feira, 27 de março de 2017

PRÁTICA PEDAGÓGICA IV



  Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.
                                                                                                                                                                  (Rubem Alves)

  Frase de um grande escritor, Rubem Alves, que nos traz a singularidade do que é ensinar, e mostra também a proporção de ensino/aprendizagem dentro de uma sala de aula, como o professor aprende também com os seus alunos. Não se trata apenas de uma dialética escolar, que o aluno passa somente a ouvir o que esta sendo ensinado, mas de como as suas dúvidas referente ao assunto aplicado pelo seu professor dá a possibilidade de aprender outros sentidos referente ao mesmo, ou seja, mostrar a complexidade do que o alunos traz na sua bagagem de conhecimento.

  Em relação ao que diz Freire, tomo partida de sua idéia de uma concepção de prática pedagógica como se fosse um diálogo, em que a construção do conhecimento é realizado por ambos: professor e aluno, na direção de uma leitura crítica da nossa realidade.

   O componente de que se trata, não apenas se resume em torno do que se prende na escola, livros didáticos, a metodologia de ensinar/aprender. Outra citação em que Freire destaca em sua obras, é refente a essa situação, em que o aluno não se constutui como sendo uma "Tábua Rasa", em que somente o professor é o detentor da sabedoria, mas que o aluno também tem o direito de se expressar e mostrar os seus pré-conhecimento, que talvez sejam conhecimentos concreto e também ajudará o professor na hora de ensinar, dando o novas alternativas e probabilidades de ensino.

   E o propósito desse componete curricular PRÁTICA PEDAGÓGICA IV, aborda essa concepção escolar, em que a relação de aprendizagem entre  professor e alunos ocorrem juntas, de forma conjunta, é uma relação entre espaço/tempo. O professor aprende pesquisando a realidade, o conhecimento do aluno e o seu desenvolvimento, enquanto o aluno aprende com a criação ou recriação do conhecimento que o professor tem para compertilhar com a classe.

   Isso não quer dizer que a autoridade do professor seja desfeita, e o aluno acaba por depreciar o profissionalismo de seu professor...
                                                                   
 

     Mas que a aprendizagem é simultânea, tanto o alunos quanto o professor são transmissores e receptores de conhecimento. O que seiria uma boa aula? Aquela em que o professor não é dono do conhecimento, mas que através de sua sugestão surgir interesse em seus alunos, e que saliente a prática pedagógica a partir dos princípios de respeito, justiça, solidariedade, ou seja, que contribua para uma transformação social.
 
   O professor não apenas ensina os conteúdos pragmáticos, mas também expressa atraves desses conteúdos sua maneira de ser e estar no mundo. Ser o exemplo de um bom profissional e de um bom cidadão, na formação de bons profissionais.


 Segue o link ABAIXO da professora de PRÁTICA PEDAGÓGICA Larissa Monique:  praticapedagogicaiv.blogspot.com
OBRIGADA!


12 comentários:

  1. Oi Tuane. Na sua postagem você fala muito de mediação pedagógica. Como você pensa que os professores podem articular as NTIC'S neste processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, professora Larissa.
      Sem dúvida nenhuma, a geração que temos hoje esta totalmente adaptados ao uso das tecnologias. Estamos em um novo século, não tem como ensinar com se fazia em outros tempos. E o uso das NTIC´S nesse novo ensino, se usado de uma forma diferenciada voltada para prática educativa poderá sim ser proveitoso, fazendo com que o aluno seja mais participativo, e melhore na sua interação coms os conteúdos. É uma forma de tornar a aula mais prazerosa e ajuda-lo no acesso de novas informações, o livro é fundamental, mas quando não se tem dinheiro para comprá-lo a tecnologia facilita. Portanto as NTIC`S é benéfica para ambos: professores e alunos, por sua dinamicidade e eficácia.

      Excluir
    2. Também penso assim. Como você Utilizaria as NTICs em suas aulas?

      Excluir
    3. Olá Professora Larissa, além de mediar conhecimento entre o professor e aluno, faria uma mediação entre as NTIC`s e os conteúdos metodológicos. Não se pode esquivar-se das novas tecnologias, mas usá-la a meu favor e de meus alunos, pois ela também tem uma grande eficácia na produção de conhecimentos.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Tuane, bela reflexão você fala sobre a mediação pedagógica, a relação professor e aluno. É importante que haja essa interação entre ambos, pois assim o professor/a pode proporcionar aos seus discentes uma aula prazerosa e proveitosa também!
    Beijo grande!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raiana Santos, primeiramente bom dia, com certeza, a postura do professor em mediar conhecimentos, é proveitoso para ambas as partes. Hoje nos tratamos de uma nova sociedade que exige muito mais do professor e da sua facilidade em se adaptar às novas mudanças.
      Muito obrigada. Grande beijo!

      Excluir
  3. Olá Tuane. Gostei muito de suas palavras e o modo de como voçê aborda a relação dos professores com alunos, e principalmente voçê trás o grande escritor RUBEN ALVES para nos mostrar e fazermos pensar sobre essa relação de professor/aluno. Tudo isso de grande importância a interação de ambos. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reinara, Bom dia. Somos os futuros professores que os jovens esperam, e Rubem Alves aborda muito bem essa relação, e como também aprendemos com os nosso alunos, na verdade uma troca de experiências e conhecimento.
      Obrigada. Grande beijo!

      Excluir
  4. Olá Tuane, quanta sabedoria ao colocar suas palavras , trazendo á reflexão da interação propiciando assim um aspecto de dever cumprido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego. Bom dia, grata pela sua colocação. Esse é o reflexo das importantes aulas que esta nos sendo aplicadas, aperfeiçoando nosso contexto educativo.
      Beijos!

      Excluir
  5. Tuane, amei a sua forma de expor os conteúdos que foram abordados até aqui. Realmente deve haver essa interção entre aluno e professor para que o processo de aprendizagem seja completo. beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Tuane, ótima reflexão! O que mais me chamou atenção foi você ter trago para a discussão o excelente escritor que é Rubem Alves, pois ele dialoga perfeitamente não só com as suas ideias, mas com as minhas também. Beijo!

    ResponderExcluir